Seixal
A freguesia do Seixal tem como base da sua designação Seixo ou Seiço, uma pequena árvore de cores verdes cristalinas do género Salix e da família das Salicaceas, muito comum no leito das ribeiras e em rochas muito húmidas da Madeira.
A madeira proveniente destas pequenas árvores é muito boa para a elaboração de pipas e utilizada no armazenamento da principal produção desta freguesia, que é o vinho.
Esta freguesia teve muitas interrogações quanto à sua grafia, tendo sido comum, nomes como “Seixal”, “Ceixal”, “Seissal” e “Ceisal” sendo que segundo os documentos mais antigos a forma mais usual seria “Seiçal”.
Os terrenos que constituem a freguesia do Seixal já pertenceram à freguesia de Porto Moniz. Não existe uma informação fidedigna quanto ao nome da pessoa a quem foram atribuídas estas terras.
Refere ainda a tradição oral que foi na Ribeira da Laje, quase no final da freguesiaque os primeiros povoadores se haviam fixado, muito perto de um sítio com a designação de a Mó e que tal se devia ao cultivo de cereais.
Tem como sítios principais: “Portada, Penedo, Serra de Água, Feiteiras, Cova, Farrobo, Ribeira da Laje, Fajã da Parreira e Ribeira Funda”.